domingo, 17 de junho de 2012

Carmela e Lorenzo - Uma Viagem a Itália Renascentista


SINOPSE:

Um amor floresceu na Itália Renascentista, contrariando os costumes de uma época em que casamentos aconteciam mediante acordos financeiros. A jovem Carmela e o enigmático Lorenzo apaixonam-se de forma inesperada, dando início a uma conturbada história de amor entre tintas, obras de arte e sangue.

Um romance cheio de mistérios, onde sentimentos se desenrolam em situações que desafiam o leitor a explorar os limites do amor exposto em cenários ricos em obras de arte, intrigas e violência. Após algumas revelações acerca de um segredo que norteia a vida de Lorenzo, poderá Carmela aceitá-lo como é, desafiando perigos e contrariando os costumes patriarcais e suas próprias crenças?


Olá pessoal,
A sensação que tenho é que acabei de chegar de uma viagem a Itália Renascentista. Viagem no espaço e no tempo, que o livro Carmela e Lorenzo de Rubens Conedera proporcionou, onde pude conhecer melhor os costumes, hábitos e arte da época.
O livro é narrado em primeira pessoa, inicialmente por Carmela, uma moça pobre limitada a cuidar dos afazeres de casa. Ingênua e inexperiente, ela se vê amarrada ao destino inevitável que tiveram suas irmãs mais velhas, um casamento acordado financeiramente por seu pai.
Seu destino muda completamente com a chegada de Marcello, um artista que faz afrescos em capelas. Mediante a um pagamento, seu pai permite que Carmela viaje com o artista, sua esposa e ajudantes para trabalhar durante quatro meses em outra cidade.
Um mundo novo se abre para a jovem moça, pois passa a ser tratada com carinho e consideração por aqueles estranhos, algo que o próprio pai era incapaz de fazer. Carmela se encanta com os desenhos e pinturas realizados pelo artista. Além disso, o misterioso filho de Marcello desperta sua curiosidade, Lorenzo possui hábitos estranhos, mas é um artista talentoso e um rapaz cativante.
O amor é inevitável, até aqui seria um romance lindo, mas o livro é um Romance Sobrenatural. Quando a narrativa passa para o indecifrável Lorenzo, ao descobrir a “maldição” que o acompanha, ficam evidentes as dificuldades que o casal terá que enfrentar para conseguir viver essa paixão.
A narrativa é bem envolvente, sempre em primeira pessoa, passando de um personagem para outro e mostrando várias visões sobre a mesma história, a parte que considero o auge acontece com uma narrativa simultânea de Carmela e Lorenzo, esse ponto é muito interessante e original por parte do autor. O livro conta uma linda estória de amor, perseguições no decorrer e um final que surpreende!
Uma das grandes vantagens da leitura é essa capacidade de nos transportar a lugares e épocas diferentes. Descrições detalhadas dos ambientes fizeram com que minha imaginação voasse longe. Conhecendo costumes, culturas, tradições e personagens fascinantes. Ao terminar a leitura ficou essa impressão de que a viagem chegou ao fim, para embarcar novamente somente começando outro livro!

Abraços e até a próxima

Fabiana Cardoso

4 comentários:

  1. Obrigado pela bela resenha Fabiana!! Adorei a postagem e já estou seguindo o blog!! Sucesso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rubens eu que agradeço pela bela obra! Que bom que gostou!
      abraços Fabi

      Excluir
  2. Olá, vim saber das novidades e lhe desejar um ótimo final de semana. Aproveito para ratificar minha disposição em divulgar seu livro; no meu perfil terás meu e-mail. Entre em contato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita J.R.Viviani, mandei o email!
      abraços Fabi

      Excluir