domingo, 29 de julho de 2012

A Princesa com Olhos de Gato - Resenha



SINOPSE:
Tudo o que Loiane desejava era encontrar uma forma de ser aceita pelo pai. Sabia que por causa de seus olhos amaldiçoados não encontrava pretendentes, justo quando o avanço da Igreja exigia herdeiros prósperos e fortes para manter a casa dos D’Nort no trono de Rúbia. Somente algo poderia reverter a magia – a própria vida…” Conflitos e intrigas políticas e religiosas misturam-se à magia e grandes revelações num cenário de incertezas, ânsia pelo poder e desespero.






Olá amigos,

Hoje falando sobre minha última leitura, que escolhi para fazer a minha primeira resenha. A Princesa com Olhos de Gato tem uma capa muito bonita e de acordo com a história, somente no meio da leitura que me dei conta do significado dela. O livro conta com um projeto gráfico lindo, com direito a ilustração de um gatinho em todas as páginas e pequenos olhos de gato quando a narração muda de personagem. Além do papel amarelinho, um capricho total da Modo Editora que deixou o livro lindo.


A história começa com a chegada do viajante Abner ao Reino de Rúbia. O Jovem rapaz que tem  dons mágicos vai ao palácio atrás de seu avô o grande feiticeiro Aluanã. Assim que chega, em uma situação inusitada, conhece a Princesa Loiane. Que quando criança foi amaldiçoada por um estranho feitiço, ela tem os olhos de gato. A linguagem e descrição da autora, apresentam o Reino de Rúbia e seus personagens nos envolvendo na leitura.

"Seus movimentos silenciosos e ligeiros lembravam muito os de um felino. A velha dama Mildred, mentora de Loiane, havia lhe dito que uma vez a vira despencar do alto de uma árvore quando ainda era criança. A garota, se contorcendo em pleno ar, caíra de pé sem um único arranhão." ( trecho página 23 )



A princesa, por conta de sua condição, vive solitária e infeliz, pois quase todos têm medo dela e a evitam. O maior objetivo de seu pai, o Rei Henrique, é casar Loiane para que possa ter um herdeiro da Casa dos D'Nort.

" Abner viu quando a princesa entrou no salão que havia sido especialmente preparado para o baile. Seguida de sua dama de companhia e um séquito de outras jovens, ela esquadrinhou o local com seu olhar felino. A reação do convidados a esta súbita entrada foi quase que imediata. Um clima pesado caiu sobre os presentes..." ( trecho página 60 )




Por motivos independentes, Abner e Loiane se veem unidos pelo destino e dão início a uma viagem, contando como companheiros:  o cachorro Redrã e o cavalo Tencedor. Essa nova fase será marcada por aventuras, perigos, mágicas e revelações. Abner tem a intenção de se tornar um grande feiticeiro e Loiane tem o propósito de desfazer a maldição que se abateu sobre sua família.


" Tornava-se  cada vez mais claro para ele que duas forças estavam atuando naquela viagem e que ele e a jovem princesa eram peças de um jogo entre gigantes" (trecho  página 151)





Minhas Impressões

Tenho que fazer uma observação sobre a sinopse, na minha opinião a única falha do livro, pois não reflete o maravilhoso conteúdo do mesmo.
A leitura me envolveu completamente. Impossível não se solidarizar com a jovem princesa com olhos de gato e seu destino. O convívio dela com Abner aumentou minha empatia pela moça. As questões levantadas no início me fizeram refletir sobre a discriminação que Loiane sofre, somente porque ela é diferente dos outros.
A aventura, além do entretenimento, me fez refletir em princípios importantes como: o valor da amizade, lealdade, o poder do amor incondicional, a necessidade de avaliar as pessoas além das aparências, auto-conhecimento, crescimento interior e refletir até que ponto devemos nos sacrificar para fazer o que é certo? Eu, que sou uma manteiga derretida, chorei em vários trechos. O final é surpreendente!

Enfim, uma leitura imperdível que recomendo a todos! Até mesmo o meu gatinho se encantou pela Princesa Loiane! As ilustrações são da própria autora, mostrando seus vários talentos, além da escrita!



Lembrando que o livro e sua autora estarão na Bienal de São Paulo!

Espero que tenham gostado da minha primeira resenha.

Boa leitura e até a próxima

Fabiana Cardoso

2 comentários:

  1. Oi Fabiana, tudo bem?
    Eu tenho muita curiosidade em ler este livro, e gostei da sua resenha. Só me deixou mais curiosa. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia
      Obrigada pela visita, eu adorei e recomendo o livro!

      beijos Fabi

      Excluir