domingo, 4 de novembro de 2012

Desenvolvendo a Escrita - Parte 2




Olá amigos,

Dando continuidade ao outro texto, além do vocabulário e prática. Algo que ajuda a desenvolver a escrita é deixar o senso crítico de lado, pelo menos no início.

Durante o processo de criação, o escritor não pode se deixar levar pela crítica excessiva, ou então, nada será suficientemente bom para ser colocado no papel. Primeiro escreva com naturalidade dando forma a história, após passar as ideias, releia o texto e procure por excessos, falhas e carências.

Procure se distanciar fazendo uma revisão crítica, nessa fase vale eliminar, acrescentar e até mesmo alterar o enredo. Dessa forma o texto vai sendo trabalhado e melhorado.

Outra questão é o excesso de ideias, que muitas vezes pode bloquear o ato de escrever. O famoso “brainstorm” ou “tempestade de ideias” funciona bem nesses casos, aumentando a potencialidade criativa. Utilizando-se de um rascunho, escreva todas suas ideias, sem se preocupar com sequencia ou lógica. Fazendo isso o autor “esvazia” a sua mente e com mais tranquilidade pode organizar o enredo e dar um rumo coerente a trama.

Lógico, que escrever requer atenção e cuidado com a obra, mas não adianta assumir o papel de perfeccionista. Sempre haverá algo para modificar, mas depois das devidas revisões, existe a necessidade de dar vida ao que foi escrito.

Através da leitura, de preferência por um leitor que não tenha nenhum vínculo afetivo e possa ser sincero ao emitir suas críticas e impressões. Quando vierem as críticas, cabe deixar o orgulho de lado e através de uma análise decidir pelas alterações ou não.

Somente assim se evolui nesse processo e cresce como autor.


Abraços e até a próxima


Fabiana Cardoso

2 comentários:

  1. Brainstorm? Vira e mexe eu "sofro" com isso! Às vezes são tantas ideia que até perco elas :C Sempre faço um processo de criticidade, mas eu nunca acho que está bom... Acho que preciso aprimorar isso, né? rsrs
    É um livro muito divertido, Fabi *o*

    Um beeeijo!
    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pâm
      Excesso de ideias parece bom, mas tem que saber organizar... rs rs

      Beijos Fabi

      Excluir