terça-feira, 17 de abril de 2012

LIVRO versus FILME

Olá amigos, um dos meus texto sobre adaptações de livros para filmes
O filme “Os Homens que não amavam suas Mulheres” estreou no fim de janeiro, estamos em abril, o filme saiu de cartaz e eu não fui assistir. Logo eu, que assim que tive a trilogia Millennium nas minhas mãos devorei as 1814 páginas tão bem escritas pelo autor sueco Stieg Larsson (apesar de várias vezes me aborrecer com o excesso de informações descritas no livro em que ele narra o nome da loja que a personagem entra, a bandeira do cartão de crédito e a marca de cigarro que ela compra).
Achei acertada a escolha de Daniel Craig (o charmoso Bond) como o jornalista Blomkvist e saber que Rooney Mara foi indicada ao Oscar de melhor atriz pela extraordinária personagem Lisbeth Salander seria um incentivo, mas fiquei sabendo que o final é diferente do original e desanimei...
Acho que fiquei traumatizada quando no auge da minha empolgação fui assistir no cinema “O Código Da Vinci” adaptado do livro de Dan Brown, já havia lido e adorado o livro e tive uma grande decepção ao perceber que o filme perdeu a tônica principal ‘o suspense’, nem o talentoso Tom Hanks conseguiu salvar o roteiro ruim. Adoro filmes, mas sempre seremos meros expectadores, enquanto o livro nos envolve fazendo com que sejamos parte da estória. Por outro lado posso ter uma agradável surpresa como aconteceu quando assisti “O Diabo veste Prada”, por se tratar de moda (algo tão visual), na minha opinião o filme superou o livro.
Pensei bem e tomei minha decisão, vou trancar minhas expectativas dentro de uma gaveta, me aventurar e assistir o filme ou então quem sabe opte por assistir “A Invenção de Hugo Cabret”, outra adaptação de livro bem elogiada que ainda não li, portanto se não há comparação não há frustração e acabo deixando para ver “Os Homens que não amavam suas Mulheres” quando passar na TV.

E você o que acha, qual a melhor adaptação de livro que você já viu no cinema? E a pior? Comente.
Fabiana Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário