domingo, 1 de julho de 2012

ENCONTRANDO A INSPIRAÇÃO


Olá pessoal,

Hoje vou falar desse mal que é a falta de inspiração! Todo escritor precisa da inspiração para começar a escrever, essencial para dar início a uma obra, mas algumas vezes ela pode simplesmente desaparecer. Então, o escritor sem conseguir dar continuidade, “trava” literalmente, desanima e pode acabar abandonando esse projeto.
Então o que fazer? Por experiência própria eu afirmo, quando menos você espera a inspiração pode surgir, no caso da escrita é sempre bom ter papel e caneta a mão nesse momento crucial, ou corre o risco das ideia se perderem. Algo que funciona muito comigo é passar ideias, mesmo que desconectas, para o papel. Aquela ideia com o tempo vai tomando forma e amadurecendo, somente depois fico na frente do computador e vou desenvolvendo a estória.

Alguns trechos ou passagens são mais difíceis de relatar, por várias vezes abandonei cenas que não estavam fluindo e passei a dar continuidade a estória, depois voltei ao trecho abandonado e consegui escrever, por incrível que pareça tudo acaba se encaixando. O mais importante é manter-se ativo, pois a inspiração pode voltar a qualquer momento e se você tem o material para trabalhar, tudo fica mais fácil.

Encontrar a inspiração para escrever é algo muito individual e acaba variando de pessoa para pessoa. Pode ser ao assistir um filme, em uma conversa, ao escutar uma música, enfim somente o próprio autor vai encontrar a sua fonte. Fica a mensagem e o incentivo, mas o melhor mesmo é escrever pela simples vontade de passar sua ideias para o papel, sem se preocupar com prazos, público alvo ou mercado editorial. Escrever o que gostamos, com absoluta certeza não vai agradar a todos, mas muitas pessoas irão se identificar com suas ideias, mensagens e experiências! Jamais devemos encarar a escrita como uma obrigação, trabalho árduo ou rotina, pois isso tira o sentido de escrever por prazer!

E você já começou a escrever e acabou desanimando? Porque não tira aquele projeto da gaveta, finaliza e mostra para o mundo o que tem a dizer?


abraços e até a próxima


Fabiana Cardoso

6 comentários:

  1. Fabizinha eu estou escrevendo Psicopatia o inimigo pode estar ao seu lado. Já tem um tempo, eu simplesmente travei em um assassinato, não conseguia sair de lá. Resultado, escrevi outro Amor além da vida mais de 200 páginas. Aos poucos o estou retomando de outro trecho.
    Bjos linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Ahtange, com a falta de inspiração escreveu mais 200 páginas! Isso é ótimo.
      beijos amiga

      Excluir
  2. Meu medo é de a inspiração jamais voltar, rs. Gostei do texto, Fabi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thayane
      Não se preocupe, como disse no texto, quando menos esperar ela volta! rs rs
      beijos e obrigada pela visita

      Excluir
  3. eu também passo qualquer coisa para o papel e também ouvir uma linda música costuma me ajudar...
    Gostei de seu texto e te adoro Fabi
    Mil bjs
    Pat

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pat...que bom te ver por aqui, morrendo de saudades! Pior que dezembro ainda está tão longe...

      Agradeço a visita, eu também te adoro

      beijos

      Excluir