domingo, 12 de agosto de 2012

A Rainha da Floresta - Anna Leão - Resenha


Sinopse
A Rainha da Floresta conta a história da princesa Anaís, herdeira do Reino das Joias, que se descobre uma bruxa. Obrigada a fugir do reino no dia do seu noivado, ela se refugia na Floresta das Sombras, vítima de uma antiga maldição. Numa grande aventura a princesa vivencia seu processo de iniciação, se autodescobrindo e conhecendo a magia. A história, recheada de personagens interessantes, como o misterioso Grande Mago, desmistifica o estereótipo negativo da bruxa e enaltece a natureza, o feminino, a verdade e o amor. 

A capa do livro A Rainha da Floresta é suave e condizente com a leitura do livro. Anaís, princesa do Reino das Joias, de vestido azul está pronta para entrar na Floresta das Sombras. Na imagem da Lua, a silhueta de uma bruxa em sua vassoura, revela a natureza da jovem. A imagem é bonita e bem apropriada.


Anaís é a princesa herdeira do Reino das Joias, um lugar muito bonito, onde o povo convive em harmonia com suas belezas naturais. O chão é repleto de jóias, mas nenhum habitante explora esse recurso e nem o Rei permite que se faça isso.

No dia em que a princesa vai ficar noiva de Victor, seu amigo de infância, ela ganha um estranho presente. O anel  mágico  denuncia que Anaís é uma bruxa. Surpresa com a revelação, ela tem que fugir dos súditos que repudiam as bruxas, em sua fuga ela conta com a ajuda daquele que seria seu noivo.


Todos correram para cima de Anaís. Ela olhou assustada
para o seu príncipe. Neste momento foi como se o tempo tivesse
parado. Os olhos de um nos olhos do outro. O verde e o castanho
por um instante se misturaram. Victor viu nos olhos castanhos de
sua noiva, o medo e o espanto; a princesa sentiu a compaixão no
olhar do príncipe.” (Trecho página 10)



Em sua fuga, ela chega a Floresta das Sombras, local temido por todos que moram no Reino. Por ser uma floresta sombria, sem vida e repleta de bruxas.
“O caminho era íngreme e a princesa foi se embrenhando
cada vez mais para dentro da floresta.
Ela procurava achar algum lugar ou alguém que lhe inspirasse confiança
para poder parar um pouco e descansar.
Em um dado momento, Anaís percebeu
que não estava mais com tanto medo, ela se sentia segura.” (Trecho página 15)



A princesa que vivia muito solitária e que sempre se sentiu deslocada no Reino da Joias, conhece melhor a Floresta e seus moradores. Ela tem uma estranha sensação de liberdade e de que finalmente encontrou seu verdadeiro lugar.

Sua mente voou longe,
voltou ao passado e ela tentava achar em suas lembranças
algum momento em que tivera proporcionado alegria semelhante a alguém.
Não encontrava. Ela percebeu que vivera uma vida
vazia no Reino das Jóias.” (Trecho página 29)

Anaís terá que lidar com essas mudanças em sua vida. Ela inicia um aprendizado no mundo da magia, conhece um grande feiticeiro misterioso, tem inesperadas revelações sobre o seu passado e origem. E ainda terá que reverter o feitiço que foi lançado na Floresta pela bruxa má, Friúza.

Minhas Impressões
O livro tem uma linguagem fácil e uma narrativa ágil, a leitura flui rapidamente. Apenas, em algumas partes, achei que foi rápida demais. Alguns fatos relacionados com a maldição que recaiu sobre a floresta, poderiam ter sido explicados com mais calma. Como não li o outro livro, pois se trata de uma saga, talvez esse ponto seja melhor explorado no segundo volume.
Adorei as bruxas que a autora descreveu. Tirando o velho estigma dos contos de fadas, onde a bruxa é feia, com verruga no nariz e instintivamente maldosa. As bruxas de A Rainha da Floresta são bem originais: bonitas, convivem em harmonia com a natureza, seguem sua intuição e a maioria tem uma índole boa e generosa.
Embora, Anaís, não se sentisse bem no Reino das Joias, gostei muito da descrição do lugar. Onde o respeito à natureza predomina sobre a ganância daqueles que querem se aproveitar de suas riquezas.
Realmente, uma leitura leve e agradável, onde a personagem busca o autoconhecimento, a evolução e o bem de seus semelhantes. O livro foi definido como literatura infanto-juvenil, mas recomendo a todas as idades, pelo encantamento e mensagens positivas.



Comentário da escritora, sobre a resenha:

Gostei muito da resenha. Os pontos abordados são bem relevantes e achei muito interessante a forma como o resenhista contou a história ao mesclar a descrição com trechos do livro. Aliás, os trechos escolhidos me surpreenderam positivamente, pois são momentos de maior sutileza da narrativa. Fico muito feliz que as mensagens positivas tenham sido percebidas e ressaltadas. Obrigada pelo cuidado e pelo apreço por minha obra. 

Anna Leão


Espero que vocês também tenham gostado

Boa leitura e até a próxima

Fabiana Cardoso

2 comentários:

  1. Estou esperando o natal para ganhar este livro. ;)
    Parabéns a autora!

    http://imaginemia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir