quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Antes de Você Chegar – Resenha



Sinopse: A vida tornou Ana Maria uma menina má. Ela trabalha em um emprego sem futuro e mora com o padrasto que odeia. Quando conhece Bruno, sua vida vira de pernas para o ar. É então que ela percebe que nada é tão ruim que não possa piorar. Acompanhe Ana Maria em sua jornada através do passado e sua busca para construir um futuro.





A capa do Livro Antes de Você Chegar é simplesmente maravilhosa, um dos livros mais lindos que eu tenho. A personagem principal, Ana Maria, está linda e com um olhar perdido. Parece refletir sobre seu passado ou tentando enxergar um futuro, bem apropriado ao tema.



Ana Maria não tem sorte na vida. Definitivamente ela não tem uma boa estrela: viveu uma infância e adolescência difícil. Trabalha em um emprego que não gosta e mora com o padrasto, com o qual, não convive bem. Como se isso não bastasse, ela percebe que está sendo seguida.

Depois, percebi que era mesmo um homem. A garotada passou por ele sem dar uma olhada. Talvez fosse mesmo um fantasma, alguém que não existisse de verdade ali, fruto da minha imaginação. 
Só que ele saiu do lugar. Mancou e entrou em uma caminhonete que estava estacionada bem ali. Se eu conseguisse ver a placa, tinha certeza de que ela leria MEG. 
Era oficial. Eu tinha um perseguidor.” ( trecho página 16)

Na narrativa, deixa transparecer sua infelicidade. Mesmo quando é elogiada, dá para perceber que a moça tem uma autoestima baixa. Seus pensamentos, embora tristes, são narrados de forma engraçada.

“Não conseguia deixar de concordar com elas. Eu não tinha nenhuma característica marcante. Era a pessoa mais ‘quase’ que eu conhecia. Era quase alta, meu nariz era quase pequeno, era quase magra, quase bonita. A única coisa que eu tinha demais, era o fato de ter uma aparência comum.”   (trecho página 19)

E ainda por cima, ela tem aquele famoso "dedinho podre" para homem. Seu perseguidor acaba a salvando de um assalto e ela pega uma carona com ele. Através de seu relacionamento conturbado com Bruno, aos poucos vamos conhecendo a vida de Ana Maria e seu passado repleto de cicatrizes, que não estão gravados em seu corpo, mas sim, em sua alma.

“ -Você é ingênua - ele disse e voltou a olhar para frente. - Ou suicida.
Fiquei olhando para ele, boquiaberta. Estava surpresa que ele conseguisse me ler tão bem. Não que eu fosse suicida. Eu não pensava que seria capaz de conscientemente acabar com a minha vida. A questão era que eu havia chegado ao ponto em que não me importava mais com o que pudesse me acontecer. Eu queria ficar viva, claro, e de preferência sem arranhões. Só que os piores machucados geralmente não são os visíveis.”  ( trecho página 31)

Ana Maria começa a fazer uma avaliação de sua vida. Em que busca: entender seus problemas do passado, para poder ter um futuro melhor em sua vida pessoal, afetiva e profissional.

Minhas Impressões

O livro é narrado em primeira pessoa, por Ana Maria. Mesmo diante de situações bem difíceis, ela sempre tem um pensamento engraçado ou irônico. Isso deixou a leitura leve, fluindo naturalmente. Adorei os personagens, todos muito bem construídos. Ana Maria e Bruno têm em comum, famílias desestruturadas e problemáticas. Gostei muito da amiga Sammy e, principalmente, do Lucas.

Lendo o livro, várias reflexões vieram a minha mente, a principal: quanto o meio social e outras pessoas influenciam a formação de um ser? Como constantes decepções e carências afetaram a vida e o estado psicológico de Ana Maria. Os fatos da vida, podem modificar uma pessoa à ponto dela se tornar má? Morte, rejeição, relacionamentos difíceis, traições e convivência com dependentes, podem fechar uma pessoa para vida, deixando a com um comportamento autodestrutivo?

E finalmente, que é necessário força interior e coragem para superar dificuldades e continuar enfrentando desafios, por que isso, se chama viver a vida.

Parabéns a autora, eu recomendo esse romance, que aborda temas importantes e ao mesmo tempo conta uma linda história!


Abraços e até a próxima


Fabiana Cardoso





6 comentários:

  1. Ai, Fabi! Adorei a sua resenha! Ficou linda! Você tratou o livro com toda a sensibilidade que ele precisava! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata

      Eu que agradeço, amei o livro! Gostaria de falar muito mais, do Lucas, por exemplo, rs rs. Mas não queria contar demais, vou deixar seus futuros leitores descobrirem essa linda história!

      beijos Fabi

      Excluir
  2. COncordo contigo : é um dos livros mais bonitos que eu tenho na estante ! E a diagramação tambem é muito fofa,né?
    Sou apaixonada pelo Lucas, coisa fofa da vida ♥ Será que idealizo muito? Ele é perfeito na minha cabeça ,rsrs
    AAAH quem sabe voce nao ganha? Estou torcendo, hein? *o* Tá sortuda (aí sim! Nicholas Sparks é incrível ♥), quem sabe? ;D

    um beeeijo Fabi!
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Pâm

    O Lucas é "tudo de bom" rs rs. Não é só você que o acha perfeito *.*

    beijos Fabi

    ResponderExcluir
  4. Fabiana, sua resenha de Antes de Você Chegar é ótima, você consegue dar uma idéia fiel do desenrolar da história. Achei um ótimo livro, que prende a atenção do início ao final, excelente narrativa, que mescla tragédia com suspense e humor, nas diversas situações da vida de Ana Maria.
    PS.: Também amei o Lucas.
    Um Beijão Fabiana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá bom ver você por aqui! Seja Bem vinda.

      Você está certa. A Renata soube dosar muito bem os problemas da Ana Maria, com os seus comentários bem humorados. Dessa maneira a leitura ficou muito agradável. Só lendo para entender.

      OBS: Impossível não gostar do Lucas! *.*

      beijos

      Excluir