quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Socorro, meu príncipe virou sapo – Resenha


Sinopse: Passeie pela vida de Wina, seus sonhos, seus projetos, seus pensamentos. Wina vai levar a você a pensar sobre o que ela pensou enquanto viveu sua juventude e seu relacionamento. Wina sou eu, você ou qualquer mulher que, em um momento ou outro, pensa, questiona, vive o que Wina viveu. Claro, somos diferentes, mas em algum momento você poderá identificar-se com esta menina mulher.


A capa do livro mostra uma jovem Wina, com um rostinho expressivo e feliz. Pela pouca idade passa a ideia de ingenuidade e inocência em relação ao mundo, como toda criança deveria ser. O título ficou original e bem humorado.

Wina é uma jovem garota, romântica e sonhadora, que com seus dez anos gosta de estar com as amigas em brincadeiras de rua.
“Todas as noites a rua se enchia da criançada brincando de carimba,
 partir o bolo, roda (que incluía atirei o pau no gato, ciranda, cirandinha,
 a linda rosa juvenil, fui à Espanha entre outras), céu e inferno (por
aí dizem amarelinha), cai no poço (as mocinhas amavam esta brincadeira e também
a do jogo da verdade. Assanhadas!)” (Trecho página 23)

A adolescência chega e ela começa a alimentar o sonho de encontrar seu príncipe encantado, ao contrário de suas amigas que namoram e paqueram. Ela continua aguardando o homem perfeito. A pedido de sua professora, escreve seu maior desejo em um papel.
  “Sou Wina. O que mais quero é que
um príncipe encantado apareça em minha janela e
 me leve em seu cavalo branco imponente.” (Trecho página 19)



Wina terá que lidar com suas ilusões, sonhos e confrontar suas idealizações com a vida real.
“Já agora tinha quinze anos. Imagine!
Estava muito querendo um namorado, um príncipe encantado
em seu cavalo imponente, branco, lindo (ambos, o cavalo e o príncipe.
Ninguém merece sonhar com um lindo cavalo branco imponente com um
príncipe horrível o montando, ou mesmo um príncipe lindo de viver
num cavalo horroroso. Aliás, já está implícito, príncipe só
vale quando é lindo, maravilhoso, gato, fofo, de fechar o quarteirão.
Mas, venhamos e convenhamos que a realidade é bem
diferente do que a teoria).” (Trecho página 27)
Minhas Impressões
O livro é bem curto, com 50 páginas é leitura para um dia. Tem uma linguagem fácil, a escrita da autora é bem espontânea e envolvente. Muito originais os trechos onde a autora analisa sua fase jovem, com a maturidade de seus quarenta anos.
Apenas, senti falta de uma descrição física das personagens e de um aprofundamento na fase adulta de Wina.
Narrado em primeira pessoa, diversas vezes tive a impressão de estar lendo um diário. Onde Wina, revela os trechos mais relevantes de sua infância, adolescência e o presente momento de sua vida aos quarenta anos.
Facilmente me identifiquei com a personagem, rememorando essas fases iniciais da minha vida, onde sonhos e ilusões tomavam conta dos meus pensamentos.
A transição para parte adulta mostra a maturidade que Wina alcançou. O livro retrata uma lição de vida, onde o fator tempo é decisivo para o amadurecimento e crescimento pessoal.
 Com a palavra a autora:

A resenha está muito fofa! Chamou minha atenção para um item que não tinha observado, a capa com a Wina menina. Gostei muito da relação da resenha com a vida da Fabiana, isto mostra que o livro faz reviver sensações. Considero a interação do livro com o leitor muito importante.
Obrigada
Fran 



Espero que tenham gostado

abraços e até a próxima

2 comentários:

  1. nossa O_O gostei do livro! quando eu era menor meus livros preferidos eram os diários haha e carrego isso ate hoje comigo! So não gostei do numero de paginas muito pequeno :( acho que dava para aprofundar mais !

    bjãoooo

    sonhos-perdiidos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroly também gosto de livros no estilo diário!
      Obrigada pela visita

      beijos

      Excluir